Marcadores

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Para Fernanda,sobre o parto !

Oi Nina... tudo bem??estou querendo tirar umas duvidas com vc..O tempo ta passando, eu ja to com mais de 41 semanas, e as chances de fazer uma cesarea estao ficando cada vez maiores... o que me deixa um pouco apavorada, pois tenho pavor de cirurgia..queria saber de vc como foi no seu aprto.. vc fez cesarea né???como funciona a recuperacao com os medicamentos e a amamentaçao no peito??isso me preocupa tanto? e os cuidados com o bb? realmente precisa de alguem 24 hrs com vc? por qto tempo?? fico esperando seu mail.bj enrome Fer
Pois é! Também não dá pra esperar muito né, começa a ficar até perigoso, pra gente e pro nenê! Eu fiz tudo o que a médica disse e nada dela resolver nascer. Eu tinha pavor de cesarea também... Foi muito mais tranqüilo do que tudo que eu imaginei, tem que tomar cuidado sabe, mas não é tão terrível.
O Sandro vai ter que te ajudar a levantar no começo pra não forçar o abdômen e esticar a cicatriz, pq daí arde, você vai sentir. Eles dizem pra não falar até o dia seguinte pra não engolir ar, e dar gases, é impossível não falar, óbvio, eu chorei um monte e falei, mas realmente, é bom evitar, por que depois dói.
Fiquei as primeiras 3 ou 4 semanas comendo abóbora e coisas laxativas, tipo, botava duas ameixas secas em um copo d’água na geladeira a noite, e comia de manhã, com mamão, banana, granola, o que você gostar, né? Pra não ter que forçar a barriga, quando for ao banheiro.
É bom ter alguém pra te ajudar sim, se sua mãe for dessas que cozinha, ou que prepararia teu café da manha, é ótimo, se não, apesar da fome, a gente fica tão cansada e ocupada com novas tarefas que quase esquece de comer... Não pode esticar os braços, nem abaixar, ai, varrer, pendurar roupas no varal e essas coisas ficam vetadas no 1º mês, então tem q ter alguém que faça coisinhas cotidianas.
O curativo a enfermeira vai ensinar, é só álcool 70, o mesmo do umbiguinho do nenê, e gaze, nada demais, depois tira os pontos, não dói. Eu tenho uma partezinha da barriga, na região da parte direita da cicatriz, que é dormente até hoje, mas a médica disse que é super normal, e que isso pode rolar por até dois anos, não é nada com o que se preocupar. A gente toma um remedinho pra dor, dipirona, eu acho, e um antiinflamatório, depois pára, não mexe com o leite, nem com o neném...
Quando a cirurgia tava terminando, eu apaguei, e acordei no quarto, Fui muito insistente pra eles levarem ela pro quarto pra mamar logo, falei antes de apagar e quando acordei! Você não pode sentar muito, mas dá pra segurar ela no colo sem problemas. Minha mãe passou a primeira noite comigo, ia ser o Jonas, mas não deu, e no fim, foi até bom, por que a pessoa que acompanha a gente acaba ajudando, por que a Elis, por exemplo, chorou bastante a 1ª noite, e a experiência da mãe ajuda, somos muito inexperientes ainda, o homem pode ficar sem saber o que fazer, e a gente não pode levantar, as vezes ela ta chorando e se a gente balança melhora, tem que estar em pé... A gente ainda esta meio dopada né, além do corte, então pensa nisso, se não for mãe, alguém experiente, com neném, alguém bem tranqüilo.
Eu adorei ter a Elis à noite. Marquei pra uma sexta feira, ela nasceu 22:40, dormiu comigo as duas noites e tivemos alta no domingo de manhã, passou bem rápido! É bom, por que depois do parto, as duas estão cansadas, e tem que descansar mesmo, não pode falar, então a boa é dormir! Vai dar tudo certo, da maneira que for!
Espero ter ajudado!!

Beijo grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário